O ano de 2010 será marcado pela 15ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que desde a estréia, em 1995, atraiu cerca de 75 mil pessoas interessadas não somente por cinema, mas pelos caminhos do ensino do cinema e do audiovisual nas universidades brasileiras. Este ano, o FBCU acontece de 28 de julho a 8 de agosto no Centro Cultural Correios e na CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro; e de 10 a 15 de agosto na Galeria Olido, no Cine SESC e no Cinusp, em São Paulo. Como em todos os anos, a programação é inédita e a entrada é franca.
Descritivo das atividades programadas para 2010.
Mostra Competitiva Nacional - Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2008.
Mostra Competitiva Internacional - Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários estrangeiros (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2008. Este ano, pela primeira vez, participam também curtas nacionais.
Mostra Informativa de Curtas - O Festival tem o compromisso de exibir todos os filmes universitários inscritos no processo de seleção. Os curtas não selecionados para a Mostra Competitiva Nacional são exibidos na Mostra Informativa divididos em programas temáticos.
Mostra Homenagem - O Festival tem por tradição homenagear profissionais de cinema ligados ao ensino acadêmico ou instituições de ensino cinematográfico. Em 2010 o homenageado será o cineasta Vladimir Carvalho (foto), diretor dos longa-metragens “Conterrâneos Velhos de Guerra” e “Barra 68” e professor da UnB.
Fiquem de olho. Vem muito mais novidades sobre o FBCU nas próximas semanas.